De 10 de setembro a 10 de novembro, 7.932 cães e 1.582 gatos deverão ser imunizados contra a a raiva, em Sorriso. O dia “D” está marcado para 15 de setembro na região Norte do Estado. O coordenador do Departamento de Vigilância Sanitária, Marcelo Oliveira, explicou que a raiva é uma doença viral fatal e que não tem cura.
Os principais transmissores ao homem são os cães e gatos, que transmitem por meio da saliva infectada depositada em ferimento ou mucosa.
A campanha de vacinação anti-rábica animal é anual. O Estado orientou os municípios a adotarem a estratégia de vacinação de casa a casa, postos fixos e volantes, podendo a execução ser feita de acordo com as condições locais.
Os sintomas da raiva nos homens são: irritabilidade, sensação de angústia, aversão à água, sensibilidade à luz e ruídos, contrações musculares na faringe e na língua levando ao coma e ao óbito. Já nos animais os sintomas são: mudança de comportamento, alteração no latido ou miado, salivação abundante, dificuldade para engolir, paralisia da mandíbula, dilatação da pupila, paralisação progressiva, coma e óbito.
Em caso de contato ou agressão de um animal com suspeita de raiva, deve-se lavar o local com bastante água e sabão e procurar atendimento na Unidade de Saúde mais próxima.