Saúde

Mais de 58% dos pacientes atendidos no Centro de Triagem em Cuiabá foram medicados

O Centro de Triagem da Covid-19, na Arena Pantanal completou 15 dias de funcionamento hoje, segundo dados da  secretaria Estadual de Saúde, foram realizados 8.063 atendimentos entre os dias 22 do mês passado até ontem, com a entrega de 4.726 kits de medicamento após prescrição médica. Os dados apontam que 1.732 pessoas testaram positivo para o vírus, 2.994 casos foram classificados como suspeitos e 3.337 notificações foram negativas. Isto é, 58,6% do público atendido foi classificado como suspeito ou positivo para a Covid-19, recebendo assim os medicamentos para o início do tratamento precoce.

No período também foram realizadas 530 tomografias, exame que auxilia o diagnóstico dos casos de coronavírus e, possivelmente, o registro do comprometimento dos pulmões. “O Centro de Triagem é um ponto de apoio aos municípios da Baixada Cuiabana e possibilita o diagnóstico e tratamento precoces da Covid-19. Em um só lugar, o paciente faz o teste, passa por consulta médica e retira os medicamentos após a prescrição. Essa ação também gera impacto na alta complexidade, pois tende a auxiliar na redução das taxas de internação”, explicou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.

Para a secretária adjunta de Gestão Hospitalar da secretaria Estadual de Saúde a iniciativa foi bem recebida pela população. Ontem, por exemplo, foram distribuídas 700 senhas e viabilizados 700 atendimentos. Ou seja, não houve registro de desistência por atendimento. “A percepção de toda equipe envolvida é de que as ações do projeto foram bem aceitas, houve uma adesão da sociedade que procurou a Arena Pantanal para realizar o exame da Covid-19. Nós classificamos que tudo foi muito positivo e o público tem avaliado como excelente o atendimento recebido dos nossos profissionais de saúde”, concluiu a gestora.

Nesta sexta-feira, o Centro de Triagem da Covid-19 não será aberto ao público. Contudo, o atendimento à população ocorrerá normalmente no próximo sábado e domingo, com distribuição de 700 senhas por dia, e segue normalmente durante a semana.

A alteração do cronograma se deve à ação de testagem dos profissionais da imprensa, que preencherá todas as vagas de atendimento previstas para a manhã desta sexta-feira. Já no período da tarde, o jogo de estreia do Campeonato Brasileiro da Série B, entre os times do Cuiabá e Brasil (RN), ocorrerá na Arena Pantanal.

O Centro de Triagem da Covid-19 é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da secretaria Estadual de Saúde, para auxiliar a Atenção Básica dos municípios da Baixada Cuiabana no diagnóstico e tratamento precoces do Coronavírus. O objetivo da ação é evitar o agravamento da doença em pessoas que inicialmente apresentam sintomas leves da síndrome respiratória.

Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)