Saúde

Mais de 500 crianças serão vacinadas contra rotavírus no Nortão

Acontece hoje, em todo o paí,s o lançamento oficial da vacinação contra rotavírus humano. Todas as crianças entre 2 e 3 meses devem ser vacinadas. Um levantamento do Escritório Regional de Saúde aponta que, na região de Sinop, 558 crianças devem receber a vacina. Só em Sinop são 182. Em Sorriso são 89 e Lucas do Rio Verde 48.

Alguns municípios da região já disponibilizaram a vacina e estão imunizando as crianças desde a semana passada. A partir de agora a vacina contra o rotavírus faz parte do calendário oficial de vacinação das crianças. Mas ela é restrita aos bebês com idade entre 2 e 3 meses e uma semana. As crianças que ultrapassarem esta faixa etária não precisam ser vacinadas.

As crianças devem tomar duas doses. Os pais devem ficar atentos para a segunda vacina, que deve ser feita em no máximo dois meses após a primeira. Estudos apontam que é nessa faixa etária que as crianças são mais suscetíveis à doença e a vacina tem maior eficácia.

O rotavírus é um tipo de vírus que causa diarréia grave nas crianças. Os sintomas da doença são diarréia, vômito e febre alta, podendo acarretar em desidratação grave. Dados do Ministério da Saúde demonstram que em 2005, pelo menos 2.552 crianças menores de cinco anos tiveram rotavírus. Estimativas apontam que 40% delas morreram por conta do rotavírus.

O objetivo de implantar a vacina no calendário oficial de vacinação é de reduzir esses números. O Brasil é o primeiro país a distribuir gratuitamente a vacina oral de rotavírus humano.