sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Mais de 50 municípios em MT terão segundo dia D de vacinação neste sábado

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

A campanha nacional de vacinação contra a pólio e o sarampo, prevista para ser encerrada na sexta-feira, deverá contar com mais um segundo “Dia D” no próximo sábado (1º), nos municípios que não atingiram a meta mínima de cobertura vacinal, ou seja, 95% de população alvo vacinada.

A recomendação foi anunciada, hoje, pelo Ministério da Saúde, conforme ofícios encaminhados aos presidentes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde.

Em Mato Grosso, 21% dos 141 municípios estão com cobertura acima de 95%, ou seja, 29 municípios, 47% atingiram 95%, o que representa 67 municípios, 32% estão com menos de 70% de cobertura vacinal, que são 45 municípios, e 12 municípios estão com cobertura abaixo de 50%.

Em Sinop, até ontem, havia sido atingido 88% da cobertura para as duas vacinas, sendo que foram aplicadas 7.350 doses, de cada vacina. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, faltavam 600 crianças para serem vacinadas para atingir a meta de 95%.

A média de cobertura vacinal em Mato Grosso é de 72,2% para Poliomielite e de 72% para Sarampo. Esses são dados registrados pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, divulgados pelo gerente de Imunização da SES/MT, Thiago Rondon.

Ele informou que todos os 16 Escritórios Regionais de Saúde já foram comunicados da recomendação nacional para que intensifiquem a atuação junto aos municípios e preparem as unidades de vacinação para a realização da estratégia.

A Secretaria de Estado de Saúde reforça aos municípios para que realizem o mais breve possível o registro de vacinação no SISTEMA SPNI do Ministério da Saúde, para atualização de dados estatísticos.

A vacina é o principal bloqueio de doenças e é gratuito pelo SUS. A prevenção por meio de vacinação previne a morte, alertou Rondon. A atualização do cartão de vacina é fundamental inclusive para se ter o acesso e manter o benefício de programas sociais como o Bolsa Família.

Recentemente em Mato Grosso, o governo do Estado sancionou uma lei instituindo a obrigatoriedade de apresentação do cartão de vacina no momento de realizar a matricula escolar em escolas do Estado.

De acordo com Thiago Rondon, os pais que não apresentarem a carteira de vacinação atualizada serão acionados pelo Conselho Tutelar que adotará as medidas legais cabíveis, mas que a criança e o adolescente não terão o direito a matricula negado em razão da falta ou de desatualização da caderneta de vacinação.

“Essa medida legal visa ampliar a proteção da criança e do adolescente quanto a sua saúde integral; e a vacina é um direito de todos”, destacou Rondon.

O Ministério da Saúde decidiu divulgar a recomendação de realização de mais um segundo dia D de vacinação nacional, após avaliar os resultados por Unidade Federada (UF), verifica-se que apenas o Estado do Amapá atingiu a meta de 95% de cobertura para as vacinas contra a poliomielite e o sarampo.

(Atualizada 14h25)

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE