O laboratório municipal de Lucas do Rio Verde identificou que, de janeiro até setembro de 2022, cerca de 25% dos exames agendados não foram realizados pela falta dos pacientes. O relatório apontou que foram agendados 189.143 exames, sendo realizados 142.883. Ao todo, 46.260 exames não foram realizados.
A secretaria informou que aqueles pacientes que não comparecem aos exames marcados acabam prejudicando tanto a si como também a rotina da unidade de saúde e, principalmente, outros pacientes que poderiam ocupar aquele horário que, por algum motivo, acabou ficando vago.
A coordenadora do laboratório, Fernanda Dotto, avaliou o alto número de ausências. “O objetivo da unidade é proporcionar, todos os anos, aumento de exames para população luverdense. A equipe busca atender com qualidade e segurança, como todo serviço há um limite técnico e físico, mas quando observamos o número de exames não realizados por falta dos pacientes ao horário de coleta, nos causa grande frustração, pois são vagas limitadas e, se informada a falta, poderíamos atender outro cidadão e otimizar o acesso aos exames ofertados”, explica.
Por fim a secretaria de Saúde alertou a população para que, caso não possa comparecer ao exame, comunique a ausência com antecedência para que esta vaga possa ser redirecionada a outras pessoas.