PUBLICIDADE

Mais de 30% das cidades não atingiram meta de vacinação de sarampo e pólio em Mato Grosso

PUBLICIDADE
A Gazeta

Faltando uma semana para o encerramento da Campanha Nacional de Vacinação contra sarampo e poliomielite, 37% dos municípios de Mato Grosso ainda não atingiram a meta de imunização. A campanha, que teve início dia 06 de agosto, encerraria dia 31 de agosto. No entanto, devido à baixa cobertura vacinal, o prazo foi prorrogado por mais duas semanas. Mesmo com prazo estendido, muitas cidades ainda continuam com a imunização baixa e nem mesmo o Estado garantiu a cobertura, chegando apenas a 92%.

Balanço divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) ontem (06) aponta que 5 cidades (4%) estão com cobertura vacinal menor que 70%. Já 47 (33%) estão com cobertura entre 70 e 95% e 89 municípios (63%) cumpriram a meta, com vacinação maior que 95%. Entre os casos que chamam atenção pela baixa procura estão Cotriguaçu (52,67%), Feliz Natal (67,82%), Santo Antônio do Leverger (70,41%), Cuiabá (72%) e Denise (72,03%).

Thiago Rondon, da Gerência de Vigilância em Doenças Imunopreveníveis (Rede de Frio da SES/MT), confirma que muitos municípios estão com a baixa cobertura devido aos dados que ainda não foram lançados no sistema. No entanto, em alguns casos, a procura é ainda baixa. No caso dos municípios que já alcançaram a cobertura, Rondon enfatiza que a vacina é aberta para demais públicos, na rede pública. A vacinação pode ser feita até os 49 anos, gratuitamente. “Em muitos casos vai da cultura da população, mas esperamos que até terça-feira o Estado já tenha superado os 95%”, diz

O Ministério da Saúde recomenda que 95% do público alvo seja vacinado. No balanço nacional mais de 10 milhões de crianças de um a menores de 5 anos no país receberam o reforço de vacinação e estão protegidas contra a pólio e sarampo. Segundo o sistema, 91,3% do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação recebeu as duas vacinas. Para vacinar as mais de 976 mil crianças que ainda faltam, o Ministério da Saúde prorrogou a campanha até 14 de setembro. A recomendação é que estados e municípios façam busca ativa para garantir que as crianças sejam vacinadas. No Brasil, foram confirmados 8 óbitos por sarampo, sendo 4 em Roraima e 4 no Amazonas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE