No próximo dia 23 estará sendo realizado o “dia d” da vacinação anti-rábica no Estado, atingindo os municípios do Norte e médio Norte. Em Nova Mutum, uma equipe formada por 22 profissionais da área de Saúde, já está organizando a campanha, que será feita em cinco pontos da cidade, em áreas estratégicas.
No ano passado, foram vacinados 3.530 animais, superando a meta que era de 2.860. Na realidade, segundo o coordenador da vigilância, Nivaldo Corrêa, chegou a faltar vacinas. “Recebemos uma quantidade inferior de doses contra a raiva e muitas localidades, na área rural, acabaram ficando sem vacina. Essas áreas serão priorizadas neste ano, quando iniciarmos no dia 25, a imunização na zona rural”, explicou
Nesse ano, a meta do município é vacinar pelo menos 3.540 animais, entre cães e gatos. Não estará sendo disponibilizada a vacinação para aplicação domiciliar. “O proprietário deve se conscientizar sobre a importância da vacinação e não medir esforços para trazer seu animal a um ponto de vacinação para que ele seja imunizado contra essa doença”, explicou Corrêa.
A vacina será disponibilizada das 07 às 17:00h.