Supermercados, lanchonetes, restaurantes, hotéis, panificadoras, açougues, entre outros estabelecimentos estão sendo vistoriados pela Vigilância Sanitária, em Lucas do Rio Verde. Segundo o fiscal Gilmar Bieger, mais de 200 empresas devem ser visitados durante o ano. São realizadas diariamente, com objetivo de orientar os proprietários dos estabelecimentos sobre a manipulação dos alimentos e evitar irregularidades. As vistorias são nos depósitos de alimentos, procedência dos produtos, maquinários, instalações, vestuário dos profissionais e a manipulação dos alimentos.
As exigências de higiene devem estar de acordo com a resolução RDC/216, em que constam todas as normas técnicas que os estabelecimentos devem cumprir para dar seguridade à alimentação, desde edificação, equipamentos, móveis e utensílios, higienização de instalações, controle de pragas e abastecimento de água.
Bieger explica que, nos caso em que são encontradas irregularidades, os estabelecimentos são notificados e terão um prazo para se regularizar, que variam de um dia até quatro meses. Em nova visita, os fiscais constatam se as exigências foram cumpridas.
“Denúncias que são feitas no departamento, referente a venda de produtos vencidos, falta de higiene, entre outras, são prioridades”, completou o fiscal.