sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Sinop: mais 4,1 mil idosos devem retornar aos postos de saúde para receber 2ª dose da vacina contra Covid

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

A secretaria municipal de Saúde informou, há pouco, que 4.814 idosos já receberam a primeira dose dos imunizantes Coronovac e AstraZeneca contra a Covid. Desses, apenas 665 retornaram para receber a aplicação da segunda dose. Por conta disso, a coordenadora de Imunização, Sirlei Castilho, reforçou que os idosos precisam da segunda para que o organismo produza os anticorpos necessários para combater o vírus. “A primeira dose não imuniza, ela não dá a porcentagem [de cobertura] prometida pela vacina. Ela só vai acontecer após a segunda dose”.

Castilho disse ainda que os familiares dos idosos precisam ficar atentos a “caderneta de vacinação, olhem a data que está escrita a lápis, que é a data de retorno até a unidade. Alguns já estão vencendo agora, outros já venceram, então a gente orienta que se faça a segunda dose”, destacou ela.

Desde o início do processo de vacinação, dois imunizantes estão sendo enviados pelo Ministério da Saúde para uso nos municípios brasileiros. No caso da Coronovac (Sinovac/Butantan), o intervalo entre primeira e segunda aplicação é de 14 a 28 dias. Já a AstraZeneca (Oxford/Fiocruz), o intervalo é de até 12 semanas.

Hoje, segundo a assessoria da prefeitura, a vacinação contra Covid está sendo feita para pessoas com 68 anos ou mais nas Unidades Básicas de Saúde do Alto da Glória, Camping Club, Palmeiras, Primaveras e Nações, entre 7h às 11h e das 13h às 17h; Sabrina, das 8h às 12h e das 14h às 18h e, também, no Centro Integrado de Atendimento Jacarandás, das 12h às 18h.

De janeiro até agora, 14,4 mil doses já foram aplicadas nos grupos priotários e profissionais da Saúde em Sinop. As informações são lançadas no sistema de informação do Ministério da Saúde. Do total, 10,8 mil são aplicações em primeira dose e, 3,5 mil de segunda.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE