PUBLICIDADE

Lucas, Sorriso, Cláudia e Feliz Natal são destaque regional por trabalho desenvolvido pela Saúde do homem

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

O município de Lucas do Rio Verde foi um dos destaques na 16ª Oficina de Fortalecimento da Atenção Primária em Saúde da região Teles Pires, na última quarta-feira. No evento, foram apresentados relatos de municípios da região que se destacaram pelo trabalho desenvolvido na implantação da consulta de pré-natal do parceiro e valorização da saúde do homem. Além de Lucas, também apresentaram melhores indicadores nesse quesito Cláudia, Feliz Natal e Sorriso.

O pré-natal consiste em trabalhos de fortalecimento do vínculo com os homens, explicar as alterações que a mulher vai ter durante o parto e pós-parto e orientar como a figura paterna é necessária nesse momento. O coordenador da Atenção Básica de Lucas do Rio Verde, Alexsander Brito, fala da importância do trabalho específico para o pré-natal do parceiro.

“O homem participa muito quanto o bebê está em crescimento, na barriga, ao escutar o coração do bebê e acompanhar nos exames de ultrassom, mas a participação deve ser efetiva e ir além desses momentos. Tanto a mulher quanto o homem precisam sentir que essa é uma fase que demanda atenção e entrega das duas partes”, explica o enfermeiro.

Diante da demanda encontrada nos PSFs, a Secretaria de Saúde intensificou os trabalhos nas equipes de Atenção Primária em Saúde e o coordenador apresentou esses resultados bem-sucedidos no evento. “Estamos conseguindo uma adesão maior dos parceiros nas consultas de pré-natal, tanto dos pais de primeira viagem quanto daqueles que já possuem filhos. Com isso é possível aumentar o acesso ao serviço ofertado e melhorar os indicadores do Município”.

Além disso, destaca-se a importância de que os homens olhem atentamente para a saúde não apenas no mês de novembro. “Ao trazer esse público e solicitar exames de rotina (urina, colesterol, glicemia, hemograma, entre outros) já conseguimos diagnosticar homens com problemas de pressão arterial e diabetes e iniciar tratamento precoce. Além disso, também são solicitados testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis, é feita a verificação da situação vacinal (não só relacionada à Covid) e demais orientações sobre os serviços oferecidos na Unidade”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE