Saúde

Lucas, Sorriso, Cláudia e Feliz Natal são destaque regional por trabalho desenvolvido pela Saúde do homem

O município de Lucas do Rio Verde foi um dos destaques na 16ª Oficina de Fortalecimento da Atenção Primária em Saúde da região Teles Pires, na última quarta-feira. No evento, foram apresentados relatos de municípios da região que se destacaram pelo trabalho desenvolvido na implantação da consulta de pré-natal do parceiro e valorização da saúde do homem. Além de Lucas, também apresentaram melhores indicadores nesse quesito Cláudia, Feliz Natal e Sorriso.

O pré-natal consiste em trabalhos de fortalecimento do vínculo com os homens, explicar as alterações que a mulher vai ter durante o parto e pós-parto e orientar como a figura paterna é necessária nesse momento. O coordenador da Atenção Básica de Lucas do Rio Verde, Alexsander Brito, fala da importância do trabalho específico para o pré-natal do parceiro.

“O homem participa muito quanto o bebê está em crescimento, na barriga, ao escutar o coração do bebê e acompanhar nos exames de ultrassom, mas a participação deve ser efetiva e ir além desses momentos. Tanto a mulher quanto o homem precisam sentir que essa é uma fase que demanda atenção e entrega das duas partes”, explica o enfermeiro.

Diante da demanda encontrada nos PSFs, a Secretaria de Saúde intensificou os trabalhos nas equipes de Atenção Primária em Saúde e o coordenador apresentou esses resultados bem-sucedidos no evento. “Estamos conseguindo uma adesão maior dos parceiros nas consultas de pré-natal, tanto dos pais de primeira viagem quanto daqueles que já possuem filhos. Com isso é possível aumentar o acesso ao serviço ofertado e melhorar os indicadores do Município”.

Além disso, destaca-se a importância de que os homens olhem atentamente para a saúde não apenas no mês de novembro. “Ao trazer esse público e solicitar exames de rotina (urina, colesterol, glicemia, hemograma, entre outros) já conseguimos diagnosticar homens com problemas de pressão arterial e diabetes e iniciar tratamento precoce. Além disso, também são solicitados testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis, é feita a verificação da situação vacinal (não só relacionada à Covid) e demais orientações sobre os serviços oferecidos na Unidade”.

Redação Só Notícias