PUBLICIDADE

Lucas: secretaria fortalece planejamento para melhorar atendimento na saúde

PUBLICIDADE

Com o aumento da população, em Lucas do Rio Verde, nos últimos anos, alguns setores dos serviços públicos ficaram sobrecarregados – um dos principais a saúde. Dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab) apontam que em junho de 2008 o município estava com aproximadamente 10 mil famílias cadastradas nas unidades de saúde. Hoje está em torno de 15 mil. Para manter a qualidade dos serviços oferecidos pelo município, a Secretaria Municipal de Saúde está realizando reuniões em todas as unidades. De acordo com o secretário, Pascoal de Oliveira, a medida surgiu da necessidade de atender mais pessoas, sem perder a qualidade. "Com o aumento da demanda, nós tivemos que buscar soluções e planejar melhor as ações para que pudéssemos continuar oferecendo o mesmo serviço que oferecíamos dois anos atrás", disse.

Segundo a coordenadora de Atenção Básica, Luciane Ritter, um dos pontos mais importantes discutidos nas reuniões é a questão do acolhimento. Ela revela que uma das principais reclamações da população é quanto ao mau atendimento e a falta de informação. Ritter destaca que quando uma pessoa procura o serviço de saúde é porque esta passando por algum problema, por isso a necessidade de receber bem todas as pessoas que procuram as unidades. "O objetivo dos encontros é orientar os nossos profissionais para que eles possam oferecer o melhor atendimento a população", reforçou.

Outro ponto discutido nas reuniões é a questão do cumprimento das metas e o envio de relatórios ao Ministério da Saúde. Segundo o secretário, os recursos que o município recebe do Governo Federal dependem da realização de programas como o de atendimento a gestante, ao hipertenso e do cumprimento de metas estabelecidas pelo próprio ministério.

O secretário explica que o objetivo do município é priorizar o atendimento básico nas unidades de saúde e assim, atuar na prevenção das doenças.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Matupá credenciará médicos para aprimorar atendimentos hospitalares

A prefeitura de Matupá (200 quilômetros de Sinop) iniciou...

Boletim da Fiocruz informa alto risco de síndrome respiratória aguda em Mato Grosso

Novo boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado...

Sobe para 6 números de óbitos por chikungunya em Sinop

A secretaria estadual de Saúde atualizou, ontem, os dados...

Juara vai fortalecer transporte de pacientes e destina mais R$ 900 mil

A administração pública em Juara (300 quilômetros de Sinop)...
PUBLICIDADE