Os agentes de saúde de Lucas do Rio Verde estão fazendo o bloqueio do mosquito transmissor da dengue em todos os bairros onde há incidência do Aedes Egypt. Os agentes de saúde fazem a borrifação de veneno com bombas costais. O trabalho é conhecido como delimitação de focos.
O veneno é aplicado nos quarteirões onde há focos da dengue, em três ciclos – com intervalo de uma semana-.
O combate vem sendo feito por 21 agentes. 17 fazem visitas de casa em casa, diariamente, buscando orientar, aconselhar e conscientizar os moradores em manterem quintais limpos. A prefeitura também faz a notificação e quem insistir em deixar os quintais sujos serão multados.
Todos os bairros tem infestação do mosquito. O bairro Alvorada é o que está em situação mais preocuopante. Depois vem a área central e o bairro Menino Deus. A maioria dos depósitos é de lixo doméstico (latas, garrafas e outros objetos) onde se acumulam as águas das chuvas, e nas calhas.
“Falta conscientização dos moradores em manterem quintais limpos. Só com a população eliminado estes objetos que acumulam águas das chuvas e tornam-se criadouros é que venceremos a guerra contra a dengue”, explicou, ao Só Notícias,
a coordenadora dos agentes de saúde, Miriam Campos.
O índice de infestação da dengue em dezembro subiu para 2,08%. O novo levantamento, após ser passado o veneno, deve ficar pronto nesta quinta-feira.