Lucas do Rio Verde aparece como a 9ª cidade dentre as 17 no pólo de Sinop, onde está a jurisdição do Escritório Regional de Saúde (ERS), em casos confirmados de dengue no primeiro semestre. Teve 185 notificações, e destas, 60 confirmações. Entre os meses de maio, junho e julho, nenhum caso foi confirmado. O balanço é do Sistema de Informação dos Agravos de Notificação – Sinan, Pólo Regional de Saúde.
Se comparado com o mesmo período do ano passado, houve um pequeno crescimento nos registros. De janeiro a julho de 2006 foram diagnosticadas 122 notificações e apenas 36 confirmações.
Conforme Só Notícias já informou, nas cidades que compõem a regional foram detectadas até julho, 3,784 notificações e 1,660 confirmações. Sinop lidera a relação de casos da doença, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que se reproduz em água limpa e parada. Em segundo aparece Sorriso, em terceiro Ipiranga do Norte e em quarto Cláudia.
Segundo o Sinan, em Santa Rita do Trivelato foram dez notificações e nenhuma confirmação até julho. Em algumas cidades, como Sinop, Sorriso e Vera, foi necessária a aplicação do fumacê – veneno usado para matar o mosquito – para conter a proliferação.
Foram estabelecidos ciclos de aplicação que reduziram consideravelmente a incidência, verificada pelas Secretarias Municipais de Saúde. Mesmo com o período de estiagem, os trabalhos nas cidades permanece e o alerta também.