O município de Lucas do Rio Verde ultrapassou a meta de vacinação contra rubéola, que era de 16.511 pessoas e chegou a 18 mil vacinados, cobertura de 110%. Mesmo com a meta inicial alcançada, a Secretaria Municipal de Saúde prorrogou até o próximo dia 30 a campanha de vacinação.
Ano passado, Lucas teve o segundo maior número de casos de rubéola (20 casos) e Sorriso ficou em primeiro (55). “Continuaremos vacinando, a procura ainda continua alta e todos os postos de saúde continuarão a campanha até o final do mês”, disse a coorderadora de vacinas, Cristiane de Souza, ao Só Notícias.
Para ultrapassar a meta, “as equipes dos PSF’s foram a campo, vacinando as pessoas em lojas, supermercados, agências bancárias, escolas e em empresas”, disse. Homens e mulheres da 12 a 39 anos devem receber a dose contra a rubéola.
Em Mato Grosso, a meta não foi atingida e a vacinação vai até o final do mês.
A doença é infecto-contagiosa causada pelo togavírus. A vacina é gratuita e previne conta a doença. Há disponibilidade durante o ano todo e faz parte do calendário nacional de vacinação. Os sintomas são parecidos com os da gripe: dor de cabeça, dor ao engolir, dores pelo corpo, tosse, coriza, febre baixa, olhos vermelhos e irritados e manchas avermelhadas pelo corpo.
De acordo com o Ministério da Saúde, só quem não pode tomar a vacina são mulheres grávidas ou com suspeita de gravidez, além de pessoas com a imunidade comprometida.
(Atualizada às 13:08h)