Reduzir a dependência dos serviços na capital é uma das principais metas da secretária de Saúde, Terezinha de Cássia Viana Gimenez, empossada esta manhã, pelo prefeito Marino Franz. Ela destacou, em entrevista ao Só Notícias, que buscará fortalecer o Consórcio Intermunicipal de Saúde, com outros 16 municípios da região, e ampliar as parcerias com Governo Estadual e Federal.
Terezinha também deve ampliar o quadro de agentes comunitários e ambientais para intensificar o acompanhamento nas residências. “Hoje nossos PSFs cobrem 100% da população, mas há uma defasagem nos recursos humanos, principalmente no número de agentes e técnicos de enfermagem, porque a população está crescento muito rápido. Então vamos dividir algumas áreas para prestar um serviço com maior qualidade às famílias”, justificou.
Além da ampliação e reestruturação dos postos de saúde, a secretária projeta a construção de uma nova unidade, na região dos bairros Cerrado e Veneza. “Vamos buscar convênios com o Governo Federal para reestruturar o espaço físico das unidades que já estão funcionando, mas muito deficientes”, complementou.
Atualmente, Lucas do Rio Verde possui oito PSFs, além de dois postos de saúde no interior e o serviço de Pronto Atendimento Extensivo que funciona das 17 às 23 horas. “Vamos manter esses atendimentos e firmar novas parcerias para ampliar o atendimento hospitalar e buscar novas especialidades”, concluiu Terezinha.
A secretaria vinha sendo conduzida por Paulo Angeli, que pediu demissão para dedicar-se às eleições municipais, em outubro. Terezinha era supervisora de serviços gerais de saúde e já ficou a frente da pasta por oito meses, em 2004.