Dos 14 municípios que compõe o Escritório Regional de Saúde em Sinop, Lucas do Rio Verde é a cidade com mais casos notificados de dengue, contabilizando 370 entre janeiro a setembro deste ano. O balanço aponta que o número de notificações cresceu consideravelmente a partir de março chegando a 118 (ante 43 de fevereiro). Em abril foram 117. Em maio começou a redução com 40 notificações, em junho foram 24. Em agosto e setembro foram 6.
O índice total de notificações deste ano é superior a todo o ano passado, quando ocorreram 255 casos. Com base nisto, recentemente, o Comitê de Combate à Dengue de Lucas do Rio Verde definiu ações ao combate e a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti. Proprietários de todos os terrenos da cidade, tanto baldios quanto os que estiverem com entulhos, receberão notificações para mantê-los limpos.
Caso em 48 horas a solicitação não for cumprida, os moradores levarão multas e o valor vai variar de acordo com a gravidade da infração. Os fiscais vão considerar, por exemplo, a quantidade de lixo e focos do mosquito trasmissor da doença em cada imóvel.