A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde está intensificando os trabalhos para evitar a proliferação do mosquito da dengue no período chuvoso e o aumento nos índices de contaminação. Segundo a responsável pela campanha, Fernanda Douto, mutirões estão sendo realizados e vão percorrer todos os bairros da cidade para fazer o recolhimento do lixo.
Nesse final de semana o trabalho foi executado no bairro Jardim Alvorada. Agentes de saúde estão orientando os moradores sobre o mutirão e diagnosticando as ruas e pontos mais críticos dos bairros, onde são colocados conteiners para o recolhimento do lixo.
Os moradores não tem custo algum com o serviço, apenas colaboram com a coleta de lixo em seus quintais. O objetivo, segundo a coordenadora, é em reduzir ainda mais o número de contaminações, que foi considerado alarmante no ano passado.
Este ano, o município teve uma redução de 372 para 25 casos confirmados. “Mas precisamos que a população continue colaborando para diminuirmos ainda mais esse número”, destaca. Ela ressalta que a preocupação é que a maioria dos focos do mosquito transmissor são encontrados em lixos domésticos, que são jogados em quintais e terrenos baldios, como latas, plásticos, garrafas, entre outros.
Os próximos bairros a serem visitados serão Cidade Nova e Rio Verde.