segunda-feira, 15/abril/2024
PUBLICIDADE

Lucas R. Verde faz amanhã nova campanha de prevenção ao câncer

PUBLICIDADE

Com o objetivo de dar a oportunidade para que todas as mulheres possam cuidar da saúde, a unidade de saúde do Bairro Bandeirantes (PSF VIII) realiza amanhã, das 7h às 11h e das 13h às 17h, a campanha de coleta do exame preventivo e orientações sobre a importância do autoexame da mama. A coordenadora do PSF VIII, enfermeira Daniela Lins. explica que o exame preventivo, ou Papanicolau, como é conhecido é um método simples e totalmente eficaz no diagnóstico precoce do câncer de colo de útero.

Segundo a enfermeira, todas as mulheres com vida sexual ativa devem se submeter ao exame periodicamente, inclusive as grávidas e histerectomizadas. Porém, para garantir a eficácia dos resultados, Daniela recomenda as pacientes que não tenham relações sexuais até dois dias antes do exame, não utilizem nenhum tipo de creme vaginal e também não façam uso de ducha, somente o banho normal. Em relação ao exame da mama, a enfermeira explica que o mesmo deve ser realizado por todas as mulheres com idades a partir de 21 anos, pelo menos uma vez por mês, entre o sétimo e o décimo dia do ciclo menstrual.

De acordo com ela, o objetivo do autoexame é fazer com que a mulher se toque e conheça suas mamas, o que facilita a percepção de qualquer alteração, principalmente pequenos nódulos. A enfermeira ressalta que nem todo nódulo é um câncer, mas todo nódulo deve ser analisado. Segundo a enfermeira, tanto o câncer de colo uterino, quanto o câncer de mama podem ser curados, desde que diagnosticados precocemente.

 

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...

Concurso na saúde estadual será amanhã em Sinop e mais quatro cidades

A prova objetiva para o concurso público da secretaria...

Campanha de vacinação contra gripe inicia dia 20 em Mato Grosso

A secretaria estadual de Saúde realizará o Dia D...

Sorriso: definida nova ação para serviços de castração de gatos e cães

O poder executivo municipal vai licitar, dia 29, a...
PUBLICIDADE