Mesmo com o aumento de 100% no número de casos em relação ao ano passado, Lucas do Rio Verde conseguiu manter sob controle o índice de infestação de dengue este ano. Dados da Secretaria de Saúde apontam que 70 contaminações foram confirmadas desde janeiro, enquanto que, em 2006, foram 37.
O secretário Paulo Angeli destacou que algumas ações já vem sendo desencadeadas para evitar a proliferação de focos do mosquito no período chuvoso. “Temos uma parceria com a Associação dos Moradores que, ao constatar o foco na casa, emite uma carta explicativa ao morador, orientando sobre a existência do foco”, acrescentou.
Novos mutirões para recolhimento de lixos domésticos, principais criadouros do mosquito quando acumulam as águas das chuvas, como latas, garrafas, caixas, pneus, vasos com plantas e outros também estão sendo definidos. Ano passado, todos os bairros foram limpos. Uma equipe também trabalha somente na limpeza de calhas nas residências e estabelecimentos.
Outros municípios preparam ações para evitar epidemias no período chuvoso. No início do ano, foi necessária a aplicação do fumacê em Sinop, Sorriso, Alta Floresta e Vera, para conter a proliferação.