Apesar das intensas chuvas nas últimas semanas, a Secretaria de Saúde está conseguindo conter o avanço nos casos de dengue. Situação inversa de muitas cidades, em que o aumento nas contaminações têm deixado moradores em alerta. Segundo o secretário Paulo Angeli, essa redução é resultado de um série de ações desenvolvidas no município.
Uma delas foi a implantação do comitê permanente de combate à dengue. Angeli destacou que, semanalmente, a equipe se reúne, avalia os trabalhos e programa novas ações, como a coleta de lixo em todos os bairros, com apoio dos moradores, evitando criadouros do mosquito.
Em todos os postos de saúde também foram colocadas placas, que informam sobre o índice de infestação dos bairros de abrangência. “Se estiver controlado, ficará no verde. Quando em alerta, no amarelo. Caso o índice esteja muito alto, passará para o vermelho”, explicou o secretário. É uma forma de manter a população alerta.
Mês passado, o índice ficou em 1,2%, bem acima do mês anterior, quando ficou em 0,26%. As notificações se aproximam de 300. Em cerca de 25% dessas, os casos são confirmados. No ano passado, foram cerca de 400 suspeitas e 35 confirmados.