PUBLICIDADE

Lucas: mutirão de cirurgias oftamológicas é transferido para próxima semana

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

O Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires transferiu para os dias 18 e 19,  o mutirão de cirurgias de pterígio que seria realizado no fim de semana, em Lucas do Rio Verde. Segundo a secretária-executiva, Solimara Moura, a alteração na data foi uma solicitação da empresa responsável pelos procedimentos cirúrgicos devido ao Dia dos Pais, comemorado neste domingo (12). A mudança foi discutida com as secretarias de Saúde dos municípios envolvidos.

“Acredito que tantos os pacientes, quanto os profissionais que iriam trabalhar neste fim de semana, ficarão mais felizes em poder passar o Dia dos Pais com a família. O adiamento da cirurgia é por apenas uma semana”.

Serão realizadas 135 cirurgias de retirada de pterígio beneficiando pacientes de Lucas do Rio Verde (115), Itanhangá (16) e Nova Maringá (04). Os procedimentos serão realizados a partir das 7h, na unidade de saúde (PSF XIV), localizada no bairro Jardim Amazônia.

A seleção dos pacientes foi realizada pela Central de Regulação de cada município, seguindo critérios como tempo de espera e urgência. Os pacientes já estão sendo avisados em relação a nova data do procedimento.

A secretária-executiva ressaltou que a alteração na data prevista para Lucas do Rio Verde não afetará o calendário. No dia 25 de agosto, será a vez do polo de Nova Mutum, onde serão realizados 55 procedimentos, beneficiando também pacientes de Santa Rita do Trivelato.

O Mutirão de Cirurgias de Pterígio faz parte da segunda etapa do Mutirão de Cirurgias Oftalmológicas, promovido pelo Consórcio de Saúde. Na primeira fase, iniciada em abril, foram realizadas 380 cirurgias de Catarata.

“É um esforço muito grande dos municípios em promover o mutirão e reduzir as filas de espera. Com as duas campanhas, chegaremos a aproximadamente 750 cirurgias. A meta é passar de 800 até o fim do ano”, destacou Solimara.

O Pterígio é uma espécie de carne que cresce sobre a superfície da córnea em direção à pupila. A cirurgia de remoção é simples, dura em média 30 minutos, sem a necessidade de consulta pré-cirúrgica e exames.

O Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires é formado pelos municípios de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sinop, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Tapurah, Nova Maringá, Nova Ubiratã, Santa Rita do Trivelato, Santa Carmem, União do Sul e Vera.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE