PUBLICIDADE

Lucas do Rio Verde termina semana como 1º colocado na classificação regional na vacinação contra Covid

PUBLICIDADE
Só Notícias

A primeira semana da imunização do novo grupo prioritário da vacinação contra a Covid terminou com um saldo de 100 imunizações em pessoas com comorbidades. As vacinações foram agendadas e aplicadas em três Unidades Básicas de Saúde (UBS) e, até este sábado à tarde, 8.358 doses foram aplicadas.

Lucas encerra a semana como 1º colocado na classificação de aplicação de vacinas na região Teles Pires, que contempla 15 municípios do norte de Mato Grosso, de acordo com o Painel de Vacina do Governo do Estado, informa a assessoria da prefeitura. A nível estadual, é o 28ª colocado, subindo 15 posições a partir da última atualização.

A secretária Municipal de Saúde, Fernanda Heldt Ventura, alerta sobre a importância do compromisso das pessoas que fazem o pré-cadastro, aceitam o agendamento, mas não comparecem ao local para receber a imunização.  “É todo um fluxo envolvido, aceitar receber a vacina envolve responsabilidade. As pessoas anseiam por essa oportunidade mas nós estamos observando muitos casos de faltantes. A vacina tem prazo de uso, então uma vez que um frasco é aberto, deve ser utilizado no máximo em seis horas. Se as pessoas não comparecem, além de não usarmos a dose que destinamos àquela pessoa, é necessário ir atrás de outro paciente para repor a vaga e não desperdiçar nada”, explica.

Lucas do Rio Verde agora imuniza pessoas com comorbidades (de 55 a 59 anos), pessoas com síndrome de down (acima de 18 anos), pacientes que fazem hemodiálise (acima de 18 anos) e pacientes com deficiências permanentes cadastradas no BPC (de 55 a 59 anos). Além disso, a vacinação segue para idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde e forças da segurança.

A secretaria reforça que as pessoas com comorbidades (inclusive gestantes e puérperas que ainda não estão sendo imunizadas) devem seguir fazendo o pré-cadastro exclusivamente pelo formulário que está disponível no site. O objetivo do pré-cadastro é organizar as filas e prioridades na distribuição das vacinas e realizar a conferência de documentos fornecidos. O pré-cadastro não é garantia de agendamento ou recebimento da vacina.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE