sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Lucas do Rio Verde realiza campanha de vacinação antirrábica neste sábado

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias

Neste sábado, será realizada em todos os PSFs da área urbana a vacinação contra raiva animal. As unidades de saúde estarão atendendo das 7h às 17h. Todos os gatos e cachorros com mais de 90 dias de nascimento devem ser imunizados, exceto gestantes, lactantes e animais doentes.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Marcia Trentin, a previsão é imunizar aproximadamente 12 mil animais. “Contamos com a participação de toda a população, ressaltamos que os postos ficarão abertos no horário do almoço para facilitar o atendimento e imunizar os animais”, disse.

O médico veterinário, Cléber Fernando, destacou que raiva é uma doença infecciosa e que afeta os mamíferos, incluindo o homem. “Todos os anos realizamos essa campanha como forma de se precaver quanto a doença. Orientamos aqueles donos de animais bravos que levem eles com focinheira e tenham os devidos cuidados”, ressaltou o veterinário, por meio da assessoria.

As pessoas que perderem o Dia D da campanha podem procurar a Vigilância em Saúde a partir de segunda-feira, e levar os animais para vacinar.

A doença é causada por um vírus e multiplica primeiro nos nervos periféricos, depois no sistema nervoso central e glândulas salivares, onde se multiplica e propaga.

A transmissão ocorre através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Os sintomas podem demorar a aparecer, devido ao período de incubação do vírus.

As principais características nos animais são “tiques” como se estivessem mordendo o ar, em cães, o latido fica diferente, como se o animal estivesse rouco e salivação abundante. No homem, um dos sintomas é a mudança brusca de comportamento (inquietação, andar sem rumo, agressividade e isolamento). A vacina é a única forma de prevenção.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE