A secretaria municipal de Saúde detalhou, hoje, em levantamento com o núcleo de Atenção Primária à Saúde (APS), que foram realizados cerca de 20 horas de aulas nas modalidades presenciais, práticas e videoconferência, capacitando 2,2 mil servidores da saúde. Ao todo, 34 projetos foram desenvolvidos com temas diversos e dois deles seguem em andamento até agosto de 2024.
“Importante salientar que concomitantemente as equipes de saúde atuantes na APS e MAC realizaram ações e atividades conforme os Programas do Ministério da Saúde, visto que, essas atividades são realizadas também na rotina diária, elevando ainda mais o aprendizado em ambiente laboral e fortalecendo o trabalho em equipe através da Educação Permanente em Saúde”, pontou Tatiani da Rocha Andrade Lima, coordenadora da escola de saúde pública municipal.
Atualmente, entre as formações promovidas pela secretaria municipal de Saúde, estão as capacitações, integrações, projetos, seminários, encontros e jornadas. A atenção primária, ofertado pelo Sistema Único de Saúde, é caracterizada por um conjunto de ações no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde.