Mesmo com a dengue sob controle, as medidas de prevenção contra a doença não páram em Lucas do Rio Verde. De acordo com o secretário de Saúde, Paulo Angeli, a cidade foi toda sinalizada, em frente as unidades de Saúde, com placas, que indicam o índice de infestação da dengue: verde para baixa infestação, amarelo para caso de alerta e vermelho, para índices mais altos.
Mais de 200 casos foram notificados, sendo que somente 83 foram confirmados. É um número baixo se comparado aos períodos anteriores. Ano passado, foram cerca de 400 casos notificados no mesmo período. Angeli acredita que essa redução é resultado de um série de ações desenvolvidas no município.
Uma delas foi a implantação do comitê permanente de combate à dengue, presidido pelo prefeito municipal Marino Franz (PPS). Uma vez por semana, o comitê se reúne, avalia os trabalhos e programa novas ações, como a coleta de lixo em todos os bairros, com apoio dos moradores, evitando criadouros do mosquito. “Todas as medidas estão sendo tomadas no sentido de evitar surtos da doença, mas com o crescimento da cidade, fica mais difícil”, informou, ao Só Notícias.
Uma vez encontrada a larva, o morador recebe uma carta assinada pelo secretário de Saúde, alertando-o de que o mosquito pode causar a morte. “Com essas ações ações intensivas, acreditamos que vamos diminuir ainda mais o índice de infestação e os casos de dengue” disse o secretário.