Assim que recebeu o laudo que confirmou o primeiro caso de gripe suína em Lucas, a secretaria de vigilância epidemiológica passou a tomar as medidas para evitar a proliferação do vírus. A enfermeira chefe, Juliana Boer, explicou que a mulher evoluiu para a cura e as pessoas com quem manteve contato estão sendo monitoradas. “O quadro de saúde da paciente é bom e a doença já evoluiu para a cura. Há de que se dizer que nós não tivemos nenhum caso grave ainda em Lucas do Rio Verde. A paciente sequer precisou ser internada”, assegurou.
Como medida de prevenção, o prefeito Marino Franz determinou que fosse criado um comitê da gripe H1N1, sendo instaladas tendas no PSF central e outra no posto do Bairro Bandeirantes, com a finalidade de esclarecer a população e explicando os cuidados para prevençã.
O prefeito, os embros do comitê, se reunirão no pavilhão da igreja matriz com todos os professores das redes estadual, municipal e privada para detalhar as medidas preventivas. Além do caso confirmado, há outros 14 suspeitos no município. Um caso que está sendo investigado teria sido registrado em uma escola da rede pública que, momentaneamente, está com atividades suspensas.