quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Liberação de verba federal para construção do hospital de Sinop está atrasada

PUBLICIDADE

A liberação de verbas para a construção do hospital municipal de Sinop está atrasada. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jair Picini, a causa do atraso é uma vistoria técnica, feita mensalmente pelo Ministério da Saúde, que deveria ter acontecido no dia 15 deste mês, mas que ainda não foi realizada. “Sem essa vistoria técnica o governo não faz o repasse mensal de verba para a obra”, explicou Jair, ao Só Notícias. Segundo ele, a vistoria havia sido remarcada para o dia 29, mas os técnicos também não compareceram. “A verba que nós temos já acabou e dependemos da liberação deste dinheiro para que o andamento das obras não seja prejudicado”, acrescentou.

A nota técnica exigida para a liberação do montante nada mais é do que uma avaliação da obra, que serve como vistoria e controle do dinheiro investido pela União. Caso a avaliação seja positiva, o repasse da verba acontece dentro de aproximadamente 5 dias úteis. Mas caso seja encontrada alguma “irregularidade”, a liberação pode atrasar até 45 dias.

O secretario já informou ao órgão responsável pela vistoria da obra, sobre a necessidade e importância de que esta nota técnica seja emitida com urgência, mas ainda não foi estipulada uma data para que ele aconteça. “Tenho certeza de que não irão ser encontradas “irregularidades”. Só estamos aguardando os técnicos virem”disse o secretario.

Segundo Picini 50% da construção do hospital já está concluída e já foram investidos R$ 2,5 milhões na obra, o que também corresponde a 50% da verba total disponibilizada para o hospital, na ordem de R$ 5 milhões. “As obras estão no mesmo ritmo da liberação das verbas e eu tenho medo de que com a demora na liberação da próxima parcela a empreiteira diminua o passo nas obras”, confessou.

A previsão do secretario é de que obras do hospital deverão ser concluídas no início do ano que vem, entre março e abril. Mas Picini lembra que esse é o prazo para o término do prédio e não paro o início do atendimento ao público. “Para o hospital entrar em funcionamento, não basta apenas o prédio pronto. São necessários equipamentos e profissionais”, lembrou.

O secretario também ressaltou que o prazo para terminar a construção pode ser prejudicado caso continue ocorrendo atraso de verbas, “Nós dependemos da liberação destas verbas federais e a obra só poderá ser terminada dentro desta data caso elas venham no prazo estipulado”, enfatizou.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE