PUBLICIDADE

Levantamento aponta bairros em Cuiabá com maior infestação de dengue

PUBLICIDADE

A região do bairro Dom Aquino, localizado no distrito leste de Cuiabá, registrou o maior índice de larvas do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, na última semana. No entanto, os índices considerados de alto risco, são registrados nos bairros de todas as regiões da cidade.

É considerado aceitável índice inferior a 1. Entre 1,1 e 3,9 a região encontra-se em estado de alerta e acima deste número é constatado risco de surto no local. Na região do Dom Aquino, o índice relativo à semana foi de 25,7. Ainda na região leste, bairros como o São Matheus e o Shangri-Lá registraram índices superiores a 9.

O segundo índice mais alto foi registrado no distrito sul, na região do Santa Laura, com 20,6 seguido pelo bairro Pedra 90, com 14,5.

No entanto, de acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS), Alessandra Carvalho, a maioria das notificações da doença são oriundas da região do Novo Terceiro, localizado no distrito oeste da Capital. Lá, o índice registrado foi de 8,8.

Com índices um pouco menores, mas que passam de 5 em diversos bairros, a região norte apresenta um dado preocupante. De acordo com Alessandra, na região do CPA o índice fica acima de 4 durante todo o ano.

"O mais preocupante é que semana após semana verificamos que, em algum momento, todos os bairros registram índices considerados de risco. Precisamos da ajuda da população para mudar essa realidade, basta cada um fazer sua parte", explica.

O programa de enfrentamento à Dengue é realizado neste formato pelo município desde 1.996 e desde o ano de 2003, quando o país passou por uma epidemia da doença, as ações têm se intensificado ano após ano chamando a atenção da população para evitar a proliferação do mosquito evitando o acúmulo de água limpa e parada.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE