As secretarias de Saúde e de Planejamento e Gestão de Mato Grosso lançaram a carteira digital do doador de sangue. O documento pode ser emitido de forma simples e rápida pelo Portal de Serviços do Governo de MT ou pelo aplicativo MT Cidadão. Para solicitar a carteira, basta preencher os dados cadastrais na plataforma online. O usuário pode acompanhar o andamento da solicitação e, após a aprovação, emitir o documento em formato PDF. A ferramenta também disponibiliza o histórico de doações realizadas.
A emissão da carteira digital de doador de sangue iniciou na semana passada e, até o momento, já há 66 solicitações de emissão. O serviço está disponível para qualquer pessoa que tenha feito pelo menos uma doação de sangue no MT-Hemocentro ou em alguma unidade da Hemorrede Estadual. O prazo para emissão é de até cinco dias úteis da data da solicitação.
A inovação busca facilitar a comprovação de doador de sangue, assegurando o acesso aos benefícios previstos em lei, como a meia-entrada em eventos culturais e esportivos, além da prioridade em determinados serviços. Mais do que uma ferramenta tecnológica, a carteira digital reforça a valorização da solidariedade e da cidadania.
Para ser um doador de sangue é necessário estar saudável; estar alimentado, mas evitar alimentos gordurosos no dia da doação; não ingerir bebidas alcoólicas no mínimo 12 horas antes da doação; pesar no mínimo 51 kg; apresentar documento original com foto; ter entre 16 e 69 anos, 11 meses e 29 dias. Menores de 18 anos devem apresentar termo de consentimento formal do representante legal. Por fim, só poderão doar sangue, desde que a primeira doação seja feita até os 60 anos.
Temporariamente não podem doar sangue quem estiver com diarreia; gripe ou resfriado; alergias e quem estiver grávida. Quem tem tatuagem, maquiagem definitiva e/ou micropigmentação deve aguardar 12 meses, se feitas em estabelecimentos adequados.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.