sexta-feira, 19/abril/2024
PUBLICIDADE

Laboratório da UFMT volta fazer testes do Coronavírus para hospitais de Sinop e Sorriso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: assessoria/arquivo)

O laboratório para diagnóstico de Coronavírus da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop, voltou a receber amostras e fazer os testes da doença. O local está operando com capacidade de 30 exames por dia e os resultados ficam prontos em até 48 horas. As informações foram confirmadas, ao Só Notícias, pela professora e pesquisadora, Gisele Facholi Bomfim.

Entre as mudanças do laboratório, que havia suspendido a realização de exames no mês passado, estão aumento da equipe de profissionais, além de alinhamento com as secretarias municipais de Saúde. “Estamos atendendo os Hospitais Regionais de Sinop e Sorriso, porque a demanda está muito grande, mas agora não conseguimos aumentar a capacidade de testagem diária”, explicou.

“Conseguimos alinhar a quantidade de amostras, porque estavam vindo muitas e não conseguimos fazer muita coisa, pois a técnica é toda manual. Também alinhamos com o Laboratório Central de Mato Grosso”. “Estamos trabalhando com uma escala, porque os profissionais não podem vir todos os dias, então precisamos definir bem isso. Atualmente 20 profissionais estão participando dos trabalhos”, acrescentou.

Ainda de acordo com Gisele, a escassez de material para realização dos testes no mercado ainda é uma questão adversa. “As atividades foram retomadas há uma semana, mas estamos com restrição de material, está difícil fazer as compras, pois não está tendo no mercado”, salientou a professora.

“Ao todo temos material suficiente para fazer 500 exames. Estamos dependendo de recursos para comprar produtos, mas também há a questão de que esses itens estão demorando muito para chegar, cerca de 30 dias, então estamos encontrando essas dificuldades”, acrescentou Gisele.

A estruturação do espaço, compra de equipamentos e materiais de proteção foi feita através de colaboração do Rotary Club Teles Pires, Fundação Rotária e Rotary de Portugal, Usina hidrelétrica de Sinop e Lacen.

Conforme Só Notícias já informou, em decorrência do aumento considerável das amostras recebidas nos primeiros dias, os responsáveis decidiram paralisar a realização de exames dias depois de darem início às atividades. A capacidade diária inicial da estrutura era fazer a testagem de 15 a 20 exames.

Apesar da suspensão dos testes, a UFMT realizou a análise de todas amostras que haviam sido recebidas e todas tiveram seus resultados lançados no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) do Lacen.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sinop: sábado será dia D de vacinação contra gripe

A secretaria de Saúde informou que o dia D...

Matupá vai reforçar assistência no setor da saúde com mais médicos

A prefeitura vai credenciar profissionais na área de clínica-geral...

Ônibus do hospital do Câncer chega em Sinop na próxima semana

O ônibus do Hospital do Câncer de Mato Grosso...
PUBLICIDADE