Saúde

Laboratório da UFMT fez mais de 400 testes de Coronavírus para hospitais de Sinop e Sorriso

Desde a retomada das atividades, no dia 26 de junho, o laboratório para diagnóstico de Coronavírus da Universidade Federal de Mato Grosso, campus de Sinop, já realizou, em média, 420 testes da doença. A unidade opera de segunda-feira a sábado, com capacidade de 30 exames por dia. Atualmente, atende os Hospitais Regionais de Sinop e Sorriso, e os resultados ficam prontos em até 48 horas.

Apesar dos resultados positivos desde a reativação, a professora e pesquisadora, Gisele Facholi Bomfim informou, ao Só Notícias, que o laboratório tem material suficiente para operar por aproximadamente mais duas semanas. “Está acabando o material, infelizmente estamos com esse problema”, resumiu. “Vamos fazer esse cálculo preciso de materiais à disposição no decorrer da semana, mas acreditamos que não vai durar muito. Vamos tentar que o Lacen forneça kits, mas ainda não há nada certo”, completou. Atualmente, 20 profissionais estão participando dos trabalhos de forma revezada.

A estruturação do espaço, compra de equipamentos e materiais de proteção foi feita através de colaboração do Rotary Club Teles Pires, Fundação Rotária e Rotary de Portugal, Usina hidrelétrica de Sinop e Laboratório Central de Mato Grosso.

Conforme Só Notícias já informou, dentre as mudanças do laboratório, que havia suspendido a realização de exames no mês passado, está o aumento da equipe de profissionais, além de alinhamento com as secretarias municipais de Saúde.

Só Notícias/Luan Cordeiro (foto: assessoria/arquivo)