PUBLICIDADE

Justiça concede liminar e obriga Estado a credenciar banco de sangue em Sinop

PUBLICIDADE

A justiça acolheu pedido liminar do Ministério Público do Estado e determinou ao governo que credencie o banco de sangue. Várias instituições privadas já ingressaram com procedimentos administrativos requerendo o credenciamento para execução do serviço, mas o Estado não deu sequência à análise dos pedidos. O  juiz Cleber Luis Zeferino de Paula concedeu 30 dias para que o Estado escolha a instituição que preencha as condições técnicas necessárias para complementar os serviços da rede pública. Se não fazer, o secretário de Saúde pode levar multa diária de R$ 10 mil.

O promotor de justiça Pompílio Paulo Azevedo Silva Neto explicou ao judiciário que, devido a falta de sangue e hemoderivados, a cirurgia de um paciente neurológico grave, que já estava anestesiado para a realização do procedimento, teve que ser interrompida. Outras cirurgias eletivas realizadas pelo serviço público foram paralisadas. Hospitais da região enfrentam problemas para obtenção dos exames sorológicos e imunohematológicos coletados.

De acordo com o Ministério Público, a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Sinop é responsável pela distribuição de hemocomponentes para os principais hospitais públicos e privados da região. Ocorre que, desde maio de 2014, vem sendo registrados atrasos na realização dos exames. “Entre as consequências da ineficiência na prestação do serviço, estão a perda dos concentrados de plaquetas, eis que o prazo máximo de validade são cinco dias e os testes de sorologia são liberados com lapso superior de 10 dias”, destacou o promotor, através da assessoria do MP.

O Hemocentro Coordenador sediado em Cuiabá é composto por 17 Unidades de Coleta e Transfusão (UCT) e 29 Agências Transfusionais. O Hemocentro da capital é o único centro de realização dos exames sorológicos e imunohematológicos de todo sangue coletado no Estado de Mato Grosso, com exceção dos exames de sorologia complementares que são encaminhados para Campo Grande (MS).
 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Hospital em MT realizou 39 cirurgias de retirada de tumor cerebral 

O Hospital Regional de Rondonópolis, administrado pela secretaria estadual...

Vigilância aponta que ácaros de pássaros foram causaram casos de lesões em moradores de Lucas

O ácaro Ornithonyssus sylviarum foi confirmado pela Vigilância Estadual...

Sorriso: secretário aponta avanços na saúde com implantação do telemedicina

O município recebeu avanços tecnológicos em prol da melhoria...
PUBLICIDADE