Apesar do fim do período chuvoso em Sinop e a considerável queda no índice de infestação do mosquito da dengue no município, alguns bairros ainda apresentam grande incidência do transmissor da doença. Conforme levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde, o bairro Jardim Conquista foi o que apresentou maior índice de infestação, no mês passado: 11,83%.
Em segundo está o Residencial Brasília com 7,22% e, em seguida, o Residencial Jequitibás com 6,52%. Os bairros com os menores índices são Jardim Maria Carolina e Vindilina, ambos com 0,11%, e Camping Clube com 0,06%. O centro de Sinop apresentou índice de 2,43%. Os Jardins Botânico, Paraíso e Maringá apresentaram índices de 1,6%, 0,9% e 0,63%, respectivamente.
No início do ano, a secretaria realizou um intenso trabalho de orientação nos bairros e registrou uma pequena redução no índice de infestação que era de 2,8% em março e passou para 1,77% em abril.
Além desse índice, a secretaria também fez um levantamento dos depósitos criadouros do mosquito encontrados com maior freqüência pelos agentes de saúde. A freqüência de poços, cisternas e cacimbas foi de 0,11%; caixas d’água, foi de 1,57%; recipientes naturais, de 1,69%; vasos com plantas, 4,49%; materiais de construção e peças de carros, 8,99%; tambores, tanques, barris e tonéis, 10,45%; pneus e garrafas de plástico foram os depósitos mais encontrados, com freqüência de 12,36% e 47,19%.
Até março, foram notificados 160 casos de dengue mas apenas 55 haviam sido confirmados. Cerca de 200 agentes de saúde estão visitando as residências da cidade e localizando focos do mosquito. Equipes também fazem coleta de lixos em terrenos baldios e valetões.