PUBLICIDADE

Início das chuvas aumenta alerta para proliferação do mosquito da dengue em MT

PUBLICIDADE

Calor, chuva e, consequentemente, o acúmulo de água parada. Essas condições são a somatória perfeita para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) intensifica ainda mais o alerta, orientando os municípios sobre a importância do trabalho de prevenção e orientação.

Já foram registrados 22.316 casos de dengue entre 1º de janeiro e 30 de setembro, segundo o Boletim Epidemiológico da Dengue. Isso representada um aumento de 212,53% em relação ao mesmo período de 2014, quando foram registrados 10.080 casos. Seis óbitos por dengue foram confirmados nos municípios de Cuiabá, Matupá, Sapezal, Sorriso, Juína e Rondonópolis. Cinco mortes ainda seguem em processo de investigação, aguardando o resultado do laboratório.

De acordo com o boletim, 75 cidades apresentaram alta incidência de dengue, com números superiores a 300 casos por 100 mil habitantes. No estado, a incidência registrada é de 692 casos por 100 mil habitantes. Sinop continua como o município com maior número de notificações, com 3.183 casos. Cuiabá e Rondonópolis também registraram números expressivos, com 2.294 e 1.860 casos, respectivamente.

A pasta estadual recomenda às Secretarias Municipais de Saúde que mantenham a rede atenta para o diagnóstico precoce da doença e o manejo correto para que os óbitos sejam evitados. Além disso, são realizadas atividades de vistoria, orientação e prevenção, principalmente nos municípios silenciosos e de maior incidência.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE