PUBLICIDADE

Iniciado mutirão de cirurgias de média e alta complexidade em MT

PUBLICIDADE

O secretário de Estado de Saúde, Jorge Lafetá, anunciou o início de mutirões de cirurgias de média e alta complexidade com a finalidade de beneficiar pacientes que se encontram inseridos em lista de espera para cirurgia bariátrica, cardíaca, pé torto e para aqueles pacientes que aguardam procedimentos de biópsia de mama, de próstata e de exames de endoscopia e colonoscopia.

Segundo o secretário, as cirurgias bariátricas (redução de estomago) tiveram início na sexta-feira (7) e são realizadas no Hospital Estadual Metropolitano. “Para a realização das cirurgias firmamos parceria com os hospitais de referência da rede SUS habilitados e com o Hospital Metropolitano que é do Estado. A nossa intenção e dar celeridade as filas e promover atendimento conforme a necessidade do paciente . Para estas especialidades já existe programação definida, e estamos firmando outras parcerias já para a segunda etapa de mutirões, em outras especialidades como as cirurgias ortopédicas e neurológicas entre outras”, disse por meio da assessoria.

No sábado (15), o Hospital Estadual Metropolitano inicia atendimento para os procedimentos de biópsia de próstata e de mama. Quarenta pacientes serão atendidos. O mutirão acontece todos os sábados obedecendo à fila da Central de Regulação.

Segundo Lafetá, outros mutirões de cirurgias estão em fase final de negociação com equipes médicas e Rede Hospitalar. Estão previstos para as áreas de ortopedia, principalmente aquelas com necessidade de órtese e próteses especiais, cardiovasculares e procedimentos relacionados à hemodinâmica (cateterismo, angioplastia, embolização entre outros), e em fase final também o mutirão das doenças ortopédicas infantis.

“Nossa intenção e seguir com os mutirões planejados, com definição da unidade hospitalar executora do serviço e equipe médica. O paciente terá o tratamento integral de sua necessidade tanto nas cirurgias quanto em exames e se necessário o acompanhamento já definido a unidade de retaguarda que irá atendê-lo, não necessitando assim de entrar em nova fila”, concluiu o secretário.

Para a realização das cirurgias a Secretaria de Estado de Saúde obedece a uma fila única gerida pelas Centrais Estadual e Municipal de Regulação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum vai ampliar procedimentos radiológicos com mais de 17 mil exames

A prefeitura definirá pregão eletrônico, dia 26, para fornecimento...

Casos de dengue caem 13% em Mato Grosso nos últimos 12 meses, aponta ministério

Mato Grosso registra atualmente 35,1 mil casos prováveis de...

Boletim aponta queda no número de casos de chikungunya em Sorriso

A prefeitura de Sorriso divulgou hoje boletim quinzenal de...

Campanha de cadastro de doadores de medula óssea termina amanhã em Sorriso

O MT Hemocentro está realizando em Sorriso uma campanha...
PUBLICIDADE