Saúde

Infestação é baixa mas secretaria prepara campanha contra dengue em Sinop

Nesta época do ano, o município de Sinop começa a desenvolver ação especial no combate à dengue, visto que os números de notificações aumentam muito no período chuvoso. “Vamos desenvolver uma ação estratégica no combate ao mosquito Aedes Aegypti e para isso precisamos do envolvimento de toda a população”, disse o coordenador de Endemias, Valério Gobatto.

No último levantamento, feito no mês de agosto, o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue era de 0,08%. O índice máximo estabelecido pela OMS é de 2%. Os bairros com maiores índices são: Comunidade São Lucas(0,78%); Jardim Botânico (0,28%); Jardim Paraíso (0,28%); Jardim das Palmeiras (0,26) e Jardim Novo Estado (0,23%)

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde já começou a se preparar para fazer mutirões de limpeza em todos os bairros. Em março foram notificados 49 casos em Sinop, sendo confirmados 18. Em junho foram 14 notificações e 02 casos confirmados. Em julho não houve registros e, em agosto, dos 25 notificados apenas 01 foi confirmado.

Alguns valetões já estão sendo limpos pela Secretaria de Infra-Estrutura para diminuir a incidência de focos do mosquito e o mau cheiro.