terça-feira, 23/abril/2024
PUBLICIDADE

Infestação de dengue em Nova Mutum aumenta 50% em abril

PUBLICIDADE

O índice de infestação do mosquito da dengue em Nova Mutum aumentou cerca de 50% no mês de abril. Os dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde apontam que, no mês de março, o índice era de 2,96% e passou para 4,5% em abril. A quantidade é considerada preocupante e a secretaria está intensificando os trabalhos para diminuí-lo.

Nos meses de janeiro e fevereiro, a infestação no município era, em média, 1,56%. O máximo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 1%. No início do mês de dezembro, o município registrou um dos maiores índices de infestação na região, mas conseguiu contornar a situação, após serem visitados cerca de 7 mil residências na cidade.

Desde janeiro, de acordo com o relatório, 70 casos da doença foram notificados em Nova Mutum. O número de pacientes confirmados ainda não foi apurado. No ano passado, entre os meses de janeiro e novembro, foram 132 notificações e 57 casos confirmados.

A redução no índice de infestação é esperada agora, com o término das chuvas. No final de março e início de abril, houve um período intenso de chuvas, que contribuiu para o aumento. Outro fator que contribui para o crescimento das infestações é a quantidade de lixos jogados em terrenos baldios.

Lixos como garrafas, plásticos, entre outros, que acumulam água, se tornam propícios para a proliferação do mosquito.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE