quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Índice de infestação da dengue cai no Nortão

PUBLICIDADE

Depois de registrar um aumento expressivo nos casos de dengue entre janeiro e março, muitos municípios da região Norte estão tendo uma redução no índice de infestação do mosquito transmissor. Os dados foram apresentados pelo Escritório Regional de Saúde. Sorriso reduziu de 4,21% para 1,36%. Sinop ficou abaixo disso, caindo para 0,89% em março. Em janeiro o município chegou a registrar 3,43%, bem acima do proposto pelo Ministério da Saúde, de 1%.

O número de casos notificados também teve uma variação neste período. Sinop liderou com 1.322 registros, sendo a maioria, 366, em março. Em segundo lugar ficou Sorriso, com 548. Em todo o pólo, que abrange 17 municípios da região, foram 2.270 notificados. Desses, 745 já confirmados. Mas os números devem ser bem maiores, já que a estimativa é que para cada caso denunciado, pelo menos outros cinco não sejam informados às Secretarias de Saúde.

Segundo a coordenadora Benedita Leandro, a redução na infestação é resultado de uma série de ações. Em alguns municípios, como Sinop, Sorriso e Vera, também foi necessária a aplicação do fumacê. “Foram feitas supervisões de campo para o controle em Sorriso, Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte e Tapurah e reuniões com os agentes de saúde ambiental, coordenadores de endemias e secretários de saúde, onde foram abordados assuntos pertinentes a rotina do controle do vetor”, destacou.

Apesar do encerramento do período chuvoso, quando as ações de combate à dengue são intensificadas, os trabalhos continuam. “O manejo e controle da Vigilância Ambiental e Epidemiológica é feito durante todo o ano”, concluiu.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...
PUBLICIDADE