Você sabe o que é uma doença musculoesquelética? Um em cada quatro brasileiros conhece ou já ouviu falar desse termo. Trata-se de uma enfermidade que compreende processos inflamatórios e degenerativos de nervos, ossos, músculos, tendões, ligamentos, articulações, cartilagens e discos invertebrais que podem resultar em dor e limitação funcional, sendo as regiões lombar, cervical, ombros e antebraço as mais comumente afetadas.
A pedido da inciativa Fit for Work, o IBOPE Inteligência investigou o conhecimento e ocorrência desse tipo de dor na população brasileira. Segundo a pesquisa, 28% da população já sentiu alguma dessas dores, sendo que em 63% dos casos o sintoma é sentido há três meses ou mais. A principal dor mencionada é na coluna, indicada por 68% dos entrevistados. Na sequência aparecem joelho (20%), ombros (18%) e pés (13%).
Quem mais se queixa de dores musculoesqueléticas são as mulheres (61%), pessoas com mais de 55 anos (34%), integrantes da classe C (53%), moradores do Sudeste (41%) e com renda entre dois e cinco salários mínimos (35%).
Ao sentirem essas dores, 55% procuraram um médico, principalmente pessoas acima de 45 anos, e uma em cada três pessoas com doença musculoesquelética precisou reduzir suas atividades diárias. O clínico geral e o ortopedista foram os mais procurados, sendo que 75% procuraram entre um ou dois médicos.
Conhecimento
Quando apresentados ao conceito de doença musculoesquelética e questionados quais doenças conhecem, 35% dos entrevistados citam, espontaneamente, dor na coluna, 18% mencionam artrite reumatoide e 14%, osteoporose. Na pergunta estimulada, quando uma lista de doenças foi informada ao entrevistado, 81% afirmam conhecer, mesmo que só de ouvir falar, de dor na coluna, 62% lembram de osteoporose, 59% conhecem artrite reumatoide e 50% citam osteoartrite (artrose).
Sobre a pesquisa
A pesquisa foi realizada coom 4.004 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, informa a assessoria do Ibope.