O Hospital Universitário Júlio Müller está recrutando voluntários para um estudo clínico sobre prevenção do diabetes, em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro. A pesquisa, intitulada PROVEN-DIA: Efetividade do Programa de Prevenção de Diabetes na incidência de Diabetes Mellitus tipo 2, busca avaliar a eficácia de um programa voltado à redução do risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2.
A pesquisa é multicêntrica e tem coordenação geral do Hospital Beneficência Portuguesa, com apoio financeiro do Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde. Em Cuiabá, o estudo é coordenado pela professora doutora Tatiana Bering, da Faculdade de Nutrição da UFMT, e conta com o apoio de discentes, docentes e pesquisadores da Universidade.
Podem participar do estudo adultos com idade acima de 18 anos e que apresentem exame de hemoglobina glicada entre 5,7% e 6,4% (pré-diabetes), realizado nos últimos três meses. A participação é totalmente gratuita, e os voluntários passarão por triagens iniciais e encontros presenciais no HUJM, recebendo acompanhamento multiprofissional ao longo do estudo. O programa oferece suporte em saúde, com foco em mudanças de hábitos de vida, como alimentação e atividade física, visando a prevenção do diabetes tipo 2.
A coordenadora do estudo, Tatiana Bering, destaca a importância da pesquisa não só para o HUJM e a UFMT, mas também para a cidade de Cuiabá. “O PROVEN-DIA representa um avanço significativo para a produção de conhecimento científico e para a promoção da saúde pública. Este estudo gerará dados relevantes para o SUS e reforça o papel do hospital como um campo de pesquisa, ensino e cuidado humanizado. Além disso, é uma oportunidade única para envolver nossos profissionais e estudantes em uma ação concreta de prevenção do diabetes”, afirma.
O estudo também tem como objetivo avaliar o impacto do programa na qualidade de vida dos participantes, no nível de atividade física e nos hábitos alimentares. Os voluntários serão acompanhados por até três anos, com orientações para a adoção de hábitos saudáveis, o que pode ajudar a prevenir o desenvolvimento do diabetes tipo 2 e suas complicações.
Atualmente, o polo Cuiabá está na fase de recrutamento de voluntários. Os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (65) 99971-7336 para obter mais informações e realizar a triagem. Não poderão participar do estudo pessoas com IMC acima de 35, nem aquelas que já utilizam medicamentos antidiabéticos ou insulina.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.


