O Hospital Estadual Santa Casa, unidade administrada pela secretaria estadual de Saúde, em Cuiabá, realizou 4,2 mil cirurgias entre janeiro e julho de 2024. Segundo o levantamento, dos procedimentos realizados, 1,2 mil foram de urgência, enquanto 3 mil foram categorizados como eletivos e previamente agendados.
O número equivale a cerca de 4,5 vezes o valor da performance obtida no ano de 2019, em que foram realizadas 920 cirurgias pelo mesmo hospital. Naquele ano, ocorreu a requisição administrativa do Estado e o Hospital Estadual só passou a funcionar em 23 de julho. Em 2024, as maiores demandas de cirurgias na unidade foram pelas especialidades de cirurgia geral (1,3 mil), pediatria (1 mil), urologia (562), oncologia (523) e otorrinolaringologia (460).
“O Hospital Estadual Santa Casa demonstra com muita eficiência o seu potencial e aumenta a produção ao longo dos anos. Nestes sete meses de 2024, a unidade realizou mais de três mil cirurgias eletivas, priorizando o atendimento de pacientes que aguardavam pelos procedimentos. Além disso, mais de mil crianças foram operadas neste período no hospital, que é referência em pediatria”, avaliou o secretário da pasta responsável, Gilberto Figueiredo.
A diretora do hospital, Patrícia Neves, informou que foram realizadas em média 614 cirurgias por mês. Além disso, pontuou que o programa Fila Zero na Cirurgia cooperou para o resultado positivo. “Mantivemos uma boa performance de cirurgias durante esses sete meses e a nossa média supera 600 procedimentos cirúrgicos por mês. Temos trabalhado para realizar mutirões de cirurgias eletivas por meio do programa Fila Zero. Isso só é possível graças a uma equipe que é capacitada e está alinhada para garantir a eficiência do serviço prestado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”.
Para o secretário adjunto de Gestão Hospitalar da SES, Oberdan Lira, os indicadores demonstram que o Hospital Estadual segue um modelo de eficiência em gestão. “O desempenho do Hospital Estadual Santa Casa expressa o comprometimento que as equipes de todas as unidades hospitalares geridas pelo Estado têm. A Rede Estadual está capacitada e trabalha para ofertar serviços cada vez mais eficientes para a população de Mato Grosso”.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.