Saúde

Hospital Regional Sorriso distribui camisetas para estimular doação voluntária de sangue

No dia nacional do doador voluntário de sangue, o Hospital Regional de Sorriso está realizando um trabalho diferente para atrair novos doadores para a unidade. Hoje serão distribuídas camisetas com a logomarca da campanha de doação e um lanche será oferecido para os doadores. A coleta de sangue será feita durante todo o dia.

A expectativa é que sejam recolhidas em torno de 50 bolsas de sangue hoje. Normalmente a unidade recebe de 8 a 10 doações por dia, uma média de 200 doações por mês. As bolsas colhidas no Hospital Regional de Sorriso atendem toda a região, entre os municípios de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Santa Carmem e Vera.

Para doar, o voluntário precisa ter mais de 18 anos e acima de 50 kg. Pessoas que já tiveram tuberculose ou hanseníase não podem doar sangue. Não há necessidade de jejum antes da doação e o voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 24 horas antes. Quem doa sangue ainda tem direito de realizar todos os tipos de exames sanguíneos, gratuitamente, para detecção de possíveis doenças.

Desde de 1964, comemora-se no dia 25 de novembro o dia nacional do doador voluntário de sangue.