sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Hospital Regional de Sorriso poderá ter unidade de coleta de leite materno

PUBLICIDADE

Os pacientes atendidos pelo Hospital Regional de Sorriso poderão contar com mais um benefício oferecido pela instituição. A diretoria do hospital estuda a possibilidade da implantação de uma Unidade de Coleta de Leite Materno. O projeto foi apresentado durante a reunião do Plano de Trabalho Anual (PTA) 2005, que aconteceu em 2004 e não foi aprovado, agora será apresentado na reunião do PTA 2006, que acontece até final de dezembro.

“Inicialmente, havíamos apresentado o projeto para a implantação de um Banco de Leite, mas este foi negado. Então entramos com o pedido para uma Unidade de Coleta, que será analisado este ano. Se aprovado sua construção será viabilizada no ano que vem”, disse, ao Só Notícias, a diretora do hospital, Otélia Regina Hahn.

Segundo ela, o projeto foi negado por causa da questão orçamentária, pois será necessária a construção de parte física, instalação de equipamentos específicos e contratação de recursos humanos. “Isso tudo custa muito caro. Tanto que ainda não temos a estimativa para a construção dessa unidade”, acrescentou.

Se aprovada, a unidade atenderá à pacientes de toda a região Norte de Mato Grosso, evitando que muitas crianças sejam encaminhadas para Cuiabá, para receberam o leite. “Atenderemos todos os bebês que, por qualquer motivo, não podem ser amamentados pela mãe. Isso, além de diminuir o fluxo de pacientes do Norte para a capital, diminuiria o transtorno de deslocamento dos bebês recém-nascidos, que acabam sofrendo nas viagens”, salientou.

Otélia acrescenta, ainda, que com a unidade, o leite será coletado em Sorriso e encaminhado para Cuiabá para realização de exames e liberação das bolsas aptas a serem utilizadas. Só após esse processo os bebês receberiam o leite.

Ainda não existe uma previsão de quantos pacientes seriam atendidos pela unidade. “Como em todos os anos tem que ser feito um trabalho rigoroso de incentivo a doação de leite materno, teríamos, antes, que fazer um estudo para saber quantas pessoas atenderíamos, mas com certeza, a unidade servirá para todo o Norte”, completa.

Na primeira quinzena de outubro, a Secretaria Estadual de Saúde, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, estará realizando uma campanha de incentivo a doação de leite materno bem como à amamentação. O leite doado pode ser guardado na geladeira por até 24 horas e no freezer por 15 dias. Após a coleta, feita em casa, a doadora deve entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, que busca os fracos e distribui entre os bancos de leite. Antes de ser dado para a criança, o leite é processado e pasteurizado, o que elimina 100% das impurezas.

De acordo com o Ministério da Saúde, durante os seis primeiros meses de vida, o bebê só precisa de leite materno. Depois sua alimentação deve ser complementada com outros alimentos. O leite materno é rico em imunoglobulina (anticorpos) o que previne doenças intestinais, respiratórias, entre outras. Proporciona a nutrição equilibrada e ideal para o crescimento, sendo fundamental no combate à desnutrição e para a redução dos índices de morbimortalidade infantil. Também é rico em líquido, proteínas, gorduras e açúcares ideais para os recém-nascidos.

Durante o período de amamentação, as mães devem aumentar a ingestão de líquidos. Além disso, o aleitamento materno também proporciona um binômio que é a interação afetiva entre a mãe e o bebê. A amamentação ajuda a proteger também a saúde da mulher ao reduzir os riscos de câncer do ovário e das mamas, anemia por deficiência de ferro e fraturas de quadril ajudando o útero recuperar seu tamanho normal e reduz o risco de hemorragia.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...
PUBLICIDADE