Saúde

Hospital Regional de Sorriso normaliza atendimentos

Estão sendo normalizados todos os atendimentos no Hospital Regional de Sorriso, que estavam suspensos desde o dia 1º. Conforme a diretora da instituição, Otélia Regina Hahn, os serviços estão sendo retomados de forma gradativa, mas já estão sendo feitos os serviços ambulatoriais e cirurgias.

Ela ressalta que só não foram normalizados todos os atendimentos em algumas especialidades “pela falta de profissionais”. Nesse período o hospital já recebeu o pedido de três demissões, reduzindo o quadro funcional em algumas especialidades. Mas que no mês de janeiro cinco novos especialistas já devem ser contratados.

A paralisação em alguns serviços foi tomada porque os profissionais não receberam salários de outubro, horas extras e de produtividade desde setembro. Médicos, enfermeiros e auxiliares decidiram cumprir apenas a carga horária estipulada em contrato e suspender os plantões extras.

Otélia ressaltou que os pagamentos devem ser feitos até o próximo dia 15. “Isso foi o que nos passou a Secretaria Estadual de Saúde”, enfatizou. O montante devido aos funcionários é de aproximadamente R$ 996 mil.

O hospital, que atende 15 cidades do Nortão, funciona por meio de um Consórcio Intermunicipal de Saúde. A folha salarial dos servidores é paga pelo Estado e as outras despesas pelos municípios.