Desde 22 de fevereiro, as assistentes sociais do Hospital Regional de Sorriso, Celma Maria de Moraes, Edel Maria Rodrigues de Almeida e Joseana de Abrantes, vêm trabalhando com as atividades do Projeto Porta de Entrada e Acolhimento. Este visa buscar a sensibilização dos usuários e seus familiares sobre o cotidiano da instituição hospitalar e tudo que o envolve.
O objetivo é criar um novo modelo de atendimento hospitalar, sintonizado com a qualidade e humanização que este exige. Através de palestras, encontros, orientações individuais e coletivas, vídeos educativos e distribuição de material explicativo, cerca de 50 profissionais, da farmácia, psicologia, fisioterapia e medicina geral do hospital, passam informações educativas aos pacientes internados e acompanhantes, ou para aqueles que estão aguardando, diariamente, para serem atendidos.
“Vimos a necessidade de fazer um trabalho educativo com às pessoas que ficam, ociosas, aguardando pelo atendimento. Dessa forma podemos saber de nossos pacientes, sua opiniões sobre o Hospital e, ao mesmo tempo, orientá-los com relação à doenças, vícios e até mesmo direitos do cidadão”, disse ao Só Notícias, uma das assistentes sociais responsável pelo projeto, Joseana de Abrantes.
Todos os pacientes e acompanhantes recebem orientações sobre previdência, seguros de saúde, utilização de medicamentos, tratamentos, doenças, vícios e normas gerais do Hospital, como horários de visitas, consultas e agendamentos. Segundo Joseana esse projeto foi programado para todo o ano e ao final deste, os resultados serão analisados, para ver quais os erros cometidos e quais o objetivos alcançados. Se os resultados forem promissores o Projeto Porta de Entrada e Acolhimento terá prosseguimento em 2006.