Saúde

Hospital Estadual Santa Casa em Cuiabá passa a ofertar serviço de hemodinâmica

O Hospital Estadual Santa Casa, gerido pela secretaria estadual de Saúde, passa a prestar atendimentos de hemodinâmica, com exames de diagnósticos e intervenções terapêuticas por meio de radiologia cardiovascular, como cateteres, injeções de contraste, angioplastia, drenagens, entre outros. Através dessas metodologias, é possível identificar obstruções de artérias coronárias e problemas cardiovasculares congênitos ou adquiridos.

A expectativa é de que sejam realizados 20 atendimentos por dia no local. “Atualmente, a secretaria oferta o serviço via cofinanciamento com os municípios, mas, ao verificar a demanda reprimida e necessidade de ampliação do atendimento, estamos implementando a hemodinâmica no Hospital Estadual Santa Casa”, diz a secretária estadual de Saúde, Kelluby de Oliveira.

A diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves, o serviço está disponível 24 horas para pacientes referenciados e regulados via Sistema de Regulação. Atualmente, há sete mil solicitações de procedimentos hemodinâmicos inseridos no Sisreg. De acordo com a diretora Patrícia, serão atendidos inicialmente os pacientes que estão hospitalizados nos hospitais geridos pela secretaria e que tem a solicitação pelo serviço já cadastrada.

“Em seguida vamos dar continuidade no atendimento das demandas dos demais pacientes que aguardam pelo procedimento na Regulação. Serão chamados os pacientes conforme posição no sistema”, informa a gestora. “É um serviço de altíssima complexidade e de extrema importância para o Estado, visto que somente o Hospital Geral, em Cuiabá, estava atendendo toda a demanda de Mato Grosso”, conclui a diretora.

 

Só Notícias (foto: arquivo/Carlos Celestino/assessoria)