O Instituto de Prevenção do Câncer, unidade do Hospital de Amor de Barretos em Sinop, promove, na próxima terça-feira (21), o “Dia D de Prevenção ao Câncer de Mama”. A ação integra a programação do Outubro Rosa e será realizada das 7h às 17h, na sede do Instituto, localizada na Rodovia dos Pioneiros (MT-222), nas proximidades do aeroporto municipal.
Durante todo o dia, o público terá acesso a diversas atividades voltadas à saúde e bem-estar. Serão oferecidas 50 mamografias 3D gratuitas, atendimentos de beleza (como maquiagem e cuidados com as unhas), música ao vivo, coffee break pela manhã e à tarde, além de sorteio de brindes ao longo do evento. Serão atendidas com a realização do exame de mamografia mulheres a partir dos 40 anos de idade e as senhas serão distribuídas por ordem de chegada. Porém, a ação é voltada para o público feminino em geral.
Conforme o instituto, quem não tiver interesse em realizar os exames ou que ainda não atingiu a idade mínima preconizada, também está convidada para prestigiar as demais ações que serão realizadas durante o dia. Como forma de promover a conscientização e reforçar a importância da prevenção, o público poderá compartilhar de depoimentos de mulheres em tratamento e de pacientes que venceram o câncer de mama.
Entre outubro do ano passado e setembro deste ano, o Hospital de Amor em Sinop, realizou 7.142 mamografias, 2.379 ultrassonografias de mama e 312 biópsias, identificando 63 casos positivos de câncer de mama. Destes, sete ocorreram em mulheres com até 40 anos, 13 em pacientes com idade entre 40 e 50 anos, e 43 casos em mulheres com 50 anos ou mais.
A médica mastologista, Rafaela de Oliveira, integrante da equipe do Instituto, faz um alerta para o aumento de diagnósticos em mulheres mais jovens e reforça o papel importante das políticas públicas de ampliação do acesso à mamografia. “O aumento de casos positivos em mulheres mais jovens é preocupante. A recente ampliação do acesso à mamografia para mulheres a partir dos 40 anos pelo SUS é uma medida fundamental. A mamografia é o principal exame capaz de identificar nódulos muito pequenos, em estágios iniciais. Quando o câncer é detectado precocemente, o tratamento é menos agressivo a recuperação mais rápida, com menos sequelas e com maior chance de cura”, destaca a médica.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.