Saúde

Hemocentro fará esse mês cadastro de doadores de Medula Óssea no Nortão

O Hemocentro de Cuiabá em parceria entre a secretaria de Saúde de Tapurah (246 quilômetros e Sinop) fará a coleta de sangue e cadastros de doadores de Medula Óssea entre os das 25 e 26 deste mês, a rua ao lado ao hospital municipal. De acordo com a assessoria, essa é a primeira vez que a equipe do HemoBus estará no município.

Para o cadastramento da medula óssea, o doador deve apresentar o documento de identidade e preencher um formulário com suas informações pessoais. Além disso, será necessária à coleta de uma amostra de sangue para testes de tipificação HLA (Antígenos Leucocitários Humanos), que é  fundamental para a compatibilidade do transplante.

Estes dados serão incluídos no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) e, em caso de identificação de compatibilidade com um paciente, poderá ocorrer contatado para disponibilidade de doação.

Já as doações de sangue são essenciais para os atendimentos de urgência, realização de cirurgias de grande porte e tratamento de pessoas com doenças crônicas, além de doenças oncológicas variadas que, frequentemente, necessitam de transfusão. Apenas uma doação pode beneficiar até quatro pessoas.

Redação Só Notícias