PUBLICIDADE

Hemocentro de MT está com o estoque ‘crítico’ e precisa de doadores para tipos negativos e plaquetas 

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, está com o estoque em situação crítica. Embora haja a necessidade de todos os tipos sanguíneos, no momento, a maior carência é pelos tipos A negativo (A-), AB negativo (AB-), O negativo (O-) e B negativo (B-).

“Precisamos muito trazer doadores de sangue para o MT Hemocentro. Estamos com os estoques muito baixos e é necessário reverter essa situação. Uma doação pode salvar até quatro vidas e todo tipo sanguíneo é bem-vindo”, disse a diretora da unidade, Gian Carla Zanela.

Conforme o gerente de doação do MT Hemocentro, Arnildo Mendes, a unidade precisa também de doadores de plaquetas. “Em razão do alto número de pessoas hospitalizadas, em especial por dengue grave, doença que causa queda de plaquetas, estamos com muita demanda por plaquetas em todo o Estado, por isso é necessário o maior número de doadores possível para nos auxiliar a salvar essas vidas”, pede o gestor.

Arnido explica que a plaqueta é essencial na coagulação de sangue. “Qualquer doador apto para doação pode ajudar na produção de plaquetas. A unidade de saúde dispõe de equipamentos para processar o sangue doado e separar seus componentes primários: concentrado de hemácias, plasma, crioprecipitado e concentrado de plaquetas”, informa.

As doações podem ser agendadas por meio deste link. O voluntário também pode agendar as doações por telefone (65) 98433-0624 (Whatsapp, ligação ou mensagem) ou no tradicional número fixo: (65) 3623-0044 ramais 211 e 221.

A doação de sangue no Brasil deve ser voluntária e gratuita. O sangue coletado beneficia pessoas internadas e em tratamento nas unidades e hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE