quinta-feira, 25/abril/2024
PUBLICIDADE

Hemocentro de Mato Grosso lança campanha pela doação de sangue

PUBLICIDADE

A Secretaria de Estado de Saúde lança, amanhã , a Campanha de mobilização de doação de sangue “Doe Sangue, doe vida”, em comemoração ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado em 25 de novembro. A proposta do Governo do Estado, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, é explicar à população a importância e os critérios básicos para a doação de sangue.

Durante esta semana, várias ações vão ocorrer em todo o Estado para valorizar este gesto de solidariedade e cidadania. O MT Hemocentro vai distribuir material impresso (folhetos e cartazes) aos serviços de hemoterapia públicos sobre a Semana Nacional de Doação Voluntária de Sangue 2006 .

A campanha esclarece sobre a simplicidade do gesto que pode salvar vidas.Explica a diretora do MT-Hemocentro, Eliana Rabane que as informações aos usuários do SUS enfoca principalmente de que doar sangue não dói, é fácil, rápido, não afeta a saúde do doador e, sobretudo, salva muitas vidas. E faz um apelo: “Não cruze os braços para esse problema”.

Responsável pela aplicação da política de controle e reposição dos estoques hemoclínicos em Mato Grosso, determinada pela Secretaria de Estado de Saúde (Ses), o MT-Hemocentro está com uma programação intensa para a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. O objetivo é incentivar a doação voluntária de sangue, resultando na fidelização desses doadores e, consequentemente, manter os estoques regularizados.

De acordo com a diretora do MT-Hemocentro, Eliana Rabane, existe uma necessidade ainda maior das pessoas que têm sangue negativo exercerem este ato solidário que pode salvar vidas. “Qualquer tipo de sangue é sempre bem vindo. Porém, os negativos são raros sendo que apenas 1% da população mato-grossense tem sangue negativo, classificados como neutro e podendo ser utilizado em qualquer necessidade sem que seja preciso fazer testes de compatibilidade”, disse.

O MT-Hemocentro aproveita a semana para fazer o maior número de coletas e reforçar o seu estoque para o fim do ano, período em que aumenta a demanda e diminui os números de doações por causa das férias e festas. “Nosso objetivo é manter um estoque permanente para atender a demanda diária do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o Estado”, comentou Eliana Rabane convocando as mulheres e jovens a doarem sangue.

Em Cuiabá, a doação de sangue pode ser feita, das 7h30 às 17 horas, no MT-Hemocentro, que fica na rua 13 de Junho, nº. 1055, e na unidade móvel, que estará na Praça da República, centro de Cuiabá. A coleta também é feita no Banco de Sangue do Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (HPSMC), que fica à rua General Vale. Os doadores receberão camisetas alusivas ao tema da semana nacional.

Informações Básicas sobre a doação:

Doação – O sangue é um composto de células que levam oxigênio a cada parte do corpo, defendem o organismo contra infecções e participam na coagulação.

A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, porque a recuperação é imediata após o ato. Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue e, em uma doação, são coletados, no máximo, 450 mililitros de sangue.

Todo material doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e, assim, pode beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. As substâncias são distribuídas aos hospitais para atender casos de emergência e pacientes internados.

Para ser doador voluntário, o candidato precisa procurar o hemocentro mais próximo em sua cidade. Antes de doar, o doador passa por uma entrevista médica. O procedimento serve para agregar qualidade ao sangue coletado e dar mais segurança àqueles que receberão o material.

As condições básicas para doar sangue são:
– sentir-se bem, com saúde;
– ter entre 18 e 65 anos de idade;
– pesar mais de 50 kg;
– e apresentar documento de identidade com foto, válido em território nacional.

Recomendações para o dia da doação:

– não doar em jejum;
– fazer repouso mínimo de seis horas na noite anterior;
– não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
– evitar fumar por, pelo menos, duas horas antes;
– evitar alimentos gordurosos três horas antes;
– interromper, por 12 horas, atividades como pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticar pára-quedismo ou mergulho.

Pessoas que não podem doar:

– que tiveram hepatite após os 10 anos de idade;
– mulheres grávidas ou que estejam amamentando;
– pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como aids, hepatite, sífilis e doença de chagas;
– usuários de drogas;
– que fizeram tatuagem ou colocaram piercing, nos últimos 12 meses, em estabelecimentos não controlados pela Vigilância Sanitária;
– que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativo, nos último ano.

O que acontece depois da doação?

O doador recebe um lanche, instruções referentes ao seu bem-estar e poderá, posteriormente, conhecer os resultados dos exames feitos em seu sangue.

Estes testes servem para detectar doenças como aids, sífilis, doença de Chagas, vírus HTLV I e II, hepatites B e C. Outro exame revela o tipo sangüíneo. Em caso de sorologia positiva de algum dos testes, o doador será convocado para coletar uma nova amostra para confirmação e, se necessário, encaminhado a um serviço de saúde. O material infectado é descartado e não será usado para transfusões.

As funções do MT Hemocentro:

– seleção de doadores com baixo risco de infecções transmissíveis por transfusão;
– captação exclusiva de doadores de sangue voluntários, com motivações altruístas e humanitárias;
– fidelização de doadores voluntários de sangue com doações habituais;
– educação em saúde sobre a importância da doação de sangue e fatores de risco que tornam pessoas inaptas à doação;
– seleção rigorosa de doadores segundo critérios definidos, incluindo entrevistas médicas antes da doação, triagem laboratorial e aconselhamento individual a cada doação;
– adoção de procedimentos seguros de coleta para evitar contaminação bacteriana;
– transfusão de sangue somente quando não houver outras opções disponíveis.

Para ser um doador de sangue é necessário ter boa saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg e apresentar um documento de identificação original com foto. Não é necessário estar em jejum. Ao final da coleta, todos os doadores recebem lanche gratuito.

Os homens podem doar sangue de dois em dois meses e as mulheres de três em três meses. Vale lembrar que doar sangue não engorda, não emagrece, não faz mal e as seringas são descartáveis. Além disso, o doador de sangue recebe em sua casa, sem qualquer custo, resultados de exames de HIV, de Doença de Chagas, de hepatite B e C, de HTLV 1 e 2, malária e fator RH.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Nova Mutum inicia nesta sexta mutirão de combate à dengue

A Vigilância Ambiental de Nova Mutum, iniciará os trabalhos...

Saúde em Matupá implementará terapia com equinos para reforçar assistência a deficientes

O executivo municipal vai definir empresa voltada à terapia...

Lucas do Rio Verde vai disponibilizar mais de 4 mil próteses dentárias via SUS

A administração municipal previu que, até dia 25 de...

Sorriso: prefeitura promove essa semana o 1º Fórum do Autismo

A prefeitura, através de secretarias em parceria com o...
PUBLICIDADE